Powered By Blogger

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Algumas curiosidades sobre um gênio : Machado de Assis.



O pai de Machado de Assis era um descendente de escravos que trabalhava como pintor de paredes. A mãe, portuguesa de Açores, faleceu quando Machado tinha 10 anos. Sua única irmã morreu vítima de sarampo com sete anos de idade.
Era gago e epiléptico.


Segundo seus biógrafos, Machado não teve educação formal. Para ajudar a família, começou a trabalhar vendendo balas e doces feitos por sua madrasta. Foi engraxate e coroinha.
Era influente em francês, língua que aprendeu com um padeiro. O alemão e o inglês Machado aprendeu estudando sozinho.

A caligrafia do escritor era tão ruim que, às vezes, até ele tinha dificuldade de entender o que escrevia.Era casado com Carolina Augusta Xavier de Novais, uma portuguesa culta, com quem viveu- sem filhos- durante 35 anos.
Seu jogo predileto era o xadrez. Participou do primeiro campeonato de xadrez disputado no Brasil. As peças usadas pelo escritor estão, até hoje, em exposição da ABL – Academia Brasileira de Letras.


A Academia Brasileira de Letras teve Machado de Assis como um de seus fundadores. Ao invés de ocupar a cadeira número 1, ele ficou com a 23. O patrono da cadeira número 1 foi o escritor cearense José de Alencar
Enquanto escrevia Memórias Póstumas de Brás Cubas, foi acometido por uma de suas piores crises intestinais, com complicações para sua frágil visão. Os médicos recomendaram três meses de descanso em Nova Friburgo. Sem poder ler nem redigir, ditou grande parte do romance para a esposa, Carolina .

Recadinho:
Pois é, meninos(as) , a vida não é fácil, mas a gente pode domá-la com garra e persistência. Machado de Assis é um exemplo nítido de que podemos muito , quando vamos à luta.
Inspirem-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário