Powered By Blogger

domingo, 13 de março de 2011

Roteiro de estudo para a prova mensal-1°tri-Nonos anos.


Analisando o Caderno de Contos...


Ler uma história bem escrita é desfrutar do prazer de conhecer os meandros de uma trama bem urdida , da alma humana e suas características , nem sempre positivas. Analisar a mesma história é entender sua criação , de que maneira ela se processou e que elementos o autor utilizou para se comunicar com o leitor.

Depois da leitura dos contos :
Vestida de Preto,
A Causa Secreta,
O gato preto e
Gaetaninho,
podemos fazer algumas considerações úteis para um estudo sobre eles:

1-Quando se pretende analisar um conto,é preciso determinar o foco narrativo. Aos narradores chamamos “ pessoas do discurso”. Quem conta a história? O personagem principal-1° pessoa? Um personagem secundário que dela participa como observador? Ou o autor- em 3° pessoa – *onisciente?
*onisciência: s.f. Saber absoluto; conhecimento de tudo.
Você tem à sua disposição 4 contos : avalie o foco narrativo de cada um deles.


2-Toda história precisa ter começo , meio e fim para que seja compreendida. Essa sequência é o que chamamos de linear – a ordem é direta. Porém, há contos memoráveis, em que a história se passa em *flashback.
*Flashback é uma interrupção na sequência temporal de um filme, história narrada ou peça de teatro, que leva a narrativa de volta no tempo a partir do ponto em que a história chegou, a fim de apresentar o relato de eventos passados. Realiza-se da seguinte maneira: a ação do presente é interrompida de forma instantânea e uma cena anterior é mostrada ao espectador ou leitor. A técnica é usada para criar um suspense ou um efeito dramático mais forte na história, ou ainda, para desenvolver um personagem.
Observe se algum dos contos que você analisou está em flashback.


3-O que leva o leitor a querer ler uma obra é, sem dúvida, um conjunto de fatores, mas personagens bem construídos são determinantes para instigar alguém à leitura, principalmente se as características psicológicas predominarem sobre as físicas.
Nos contos estudados os personagens são muito ricos quanto à sua construção de caráter e identidade moral. Procure compará-los e encontrar pontos de identidade/diferenças entre eles.


4-Toda história tem um *clímax.
*Clímax, numa narrativa, é o ponto alto de tensão do drama.A partir daí , o conto toma rumos que podem surpreender o leitor.Porém , há aqueles que nos surpreendem pelo **Anticlímax: desfechos que quebram a expectativa que o próprio enredo provoca no leitor.
Observe os contos lidos, determine o clímax ou anti-clímax de cada um deles.


5- O espaço e o tempo em que a ação transcorre é de fundamental importância, dependendo da história que se narra. Quando os personagens são densos psicologicamente, o espaço interior predomina sobre o exterior.Isso fica claro em “A causa secreta “.Porém , o mesmo não ocorre em “Gaetaninho”.
Observe o exposto acima nos contos citados. Fale sobre o espaço e o tempo em que as 4 narrativas se desenvolvem.

6- Sem dúvida alguma , sempre que se analisa uma obra, pergunta-se : sobre o que ela fala? Qual é o tema ( assunto) central desenvolvido nela?
Procure definir o tema de cada um dos contos que você leu.


É claro que não se esgota a análise de uma obra apenas pelos itens supracitados, mas eles são suficientes para que se tenha uma visão geral de que escrever é uma arte e requer cuidado e talento.

Espero tê-los ajudado, meninos(as).O que ainda falta está em suas mãos: estudar!
Boa prova!



OBS importante : A teoria aprofundada sobre o assunto encontra-se exposta nos dois posts anteriores a esse. E todos os contos foram devidamente esmiuçados em postagem individual -em sequência-para cada um deles.

3 comentários: