Powered By Blogger

domingo, 1 de agosto de 2010

Saramago : porque vale a pena.


Se só nos detivermos a pensar nas pequenas coisas nunca chegaremos a compreender as grandes


Em 18 de Junho de 2010, morreu na Ilha de Lanzarote, o escritor português José Saramago. Tido como um escritor polêmico, Saramago foi um dos mais importantes homens de letras da língua portuguesa do século XX e, talvez, de toda a história.
Nas linhas a seguir, você poderá conferir alguns detalhes sobre a vida e conhecer algumas citações de Saramago.

José Saramago nasceu em Azinhaga em 16 de novembro de 1922 e faleceu na Ilha de Lanzarote (que faz parte das Ilhas Canárias) no dia 18 de junho de 2010.

Além de escritor, José Saramago era jornalista, dramaturgo e poeta.
Venceu o Prêmio Camões (o mais importante da língua portugues e ganhou o prêmio Nobel de literatura.

«Se eu tivesse morrido antes de te conhecer, Pilar, teria morrido sentindo-me muito mais velho. Aos 63 anos, a minha segunda vida começou. Não posso queixar-me. As coisas que você considera importantes não são tão importantes. Eu ganhei um Prémio Nobel. E daí?» ( para Pilar del Rio, jornalista espanhola e sua terceira mulher)

Comunista, Saramago sempre foi um ateu convicto. Seu primeiro emprego foi de serralheiro mecânico. Assim como o brasileiro Carlos Drummond de Andrade, Saramago trabalhou durante muito tempo como funcionário público.

Terra do Pecado, o primeiro livro de Saramago, foi publicado quando ele tinha apenas 25 anos.Após Terra do Pecado, Saramago só viria a publicar outro romance 30 anos depois. Terra do Pecado saiu em 1947 e Manual de Pintura e Caligrafia em 1977.

O escritor foi acusado de anti-semitismo por declarar em uma entrevista a um jornal brasileiro que “os judeus não merecem a simpatia pelo sofrimento por que passaram durante o holocausto”. Na verdade, Saramago tentou criticar a posição de Israel no conflito israelense-palestino.

Ele também foi duramente criticado pela direita norte-americana quando ganhou o prêmio Nobel de literatura, talvez por seu ateísmo e suas posições políticas de esquerda.Saramago foi um grande crítico do Papa Bento XVI na época em que ele respondia apenas por Cardeal Joseph Ratzinger.

Sua mudança de Portugal para as Ilhas Canárias ocorreu, pelo menos em grande parte, por causa das críticas ao livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo.


BIBLIOGRAFIA :
Os livros de José Saramago publicado no Brasil são: "O Ano da Morte de Ricardo Reis" (1988), "A Jangada de Pedra" (1988), "História do Cerco de Lisboa (1989), "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" (1991), “Manual de Pintura e Caligrafia” (1992), "In Nomine Dei" (1993), “Objecto Quase” (1994), "Ensaio sobre a Cegueira" (1995), "A Bagagem do Viajante (1996),"Memorial do Convento" (1996), "Cadernos de Lanzarote" (1997), "Todos os Nomes" (1997), "Viagem a Portugal" (1997), "Que Farei com Este Livro?" (1998), "O Conto da Ilha Desconhecida" (1998), "Cadernos de Lanzarote II" (1999), "A Caverna" (2000), "A Maior Flor do Mundo" (2001), "O Homem Duplicado" (2002), "Ensaio sobre a Lucidez" (2004), "As Intermitências da Morte" (2005), "Don Giovanni ou o Dissoluto Absolvido" (2005), "A Jangada de Pedra" (2006, edição de bolso), "As Pequenas Memórias" (2006),"A Viagem do Elefante" (2008), "O Caderno" (2009) e "Caim" (2009).


OBS IMPORTANTE :

O Conto da Ilha Desconhecida in http://www.releituras.com/jsaramago_menu.asp.

Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar.

(...)mas quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou eu quando nela estiver, Não o sabes, Se não sais de ti, não chegas a saber quem és...

(...) é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós.

(...)o sonho é um prestidigitador hábil, muda as proporções das coisas e as suas distâncias, separa as pessoas, e se elas estão juntas, reúne-as...

O livro de Agosto /2010

Esse livro foi escolhido para leitura dos nonos anos em dezembro de 2009.O objetivo era , e é, introduzir o aluno em um texto reflexivo, ousado...Apresentar-lhes um autor que faz parte do mundo-leitor contemporâneo, que nos desafia no processo linguístico e temático. Infelizmente,Saramago " ficou encantado" ( como diria Guimarães Rosa), o que não nos impede de conhecê-lo nesta e em outras obras incríveis.
Que a leitura desse texto seja " a porta" para os demais,porque através deles pode-se saber muito sobre a vida , mas muito mais sobre nós mesmos.

"Buscar a si mesmo" na imagem poética de uma ilha misteriosa, assim como são misteriosos os sonhos humanos, reflete um desejo universal, desde tempos ancestrais.
É filosófico afirmar que "todo homem é uma ilha", e o personagem do conto quer descobrir a si mesmo, o sentido de sua existência.
A ilha desconhecida é a imagem metafórica da consciência, de "o mundo interior". E se somos ilhas, aí está um exercício de autoconhecimento.

http://www.releituras.com/jsaramago_conto.asp - É imprescindível ler mais para tornar-se melhor.

Um comentário:

  1. gizelda mas esse é o conto todo, ate a onde da na pagina 31?

    ResponderExcluir