Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Imperdível : Capitães de Areia.


Não são um bando surgido ao acaso, coisa passageira na vida da cidade. É um fenômeno permanente, nascido da fome que se abate sobre as classes pobres. Aumenta diariamente o número de crianças abandonadas. Os jornais noticiam constantes malfeitos desses meninos que têm como único corretivo as surras da polícia, os maus tratos sucessivos. Parecem pequenos ratos agressivos, sem medo de coisa alguma, de choro fácil e falso, de inteligência altivíssima, soltos de língua, conhecendo todas as misérias do mundo numa época em que as crianças ricas ainda criam cachos e pensam que os filhos vêm de Paris no bico de uma cegonha. (JORGE AMADO, 1996: 389)


Sinopse

Publicado em 1937, pouco depois de implantado o Estado Novo no Brasil, este livro teve a primeira edição apreendida e exemplares queimados em praça pública de Salvador por autoridades da ditadura. Em 1940, marcou época na vida literária brasileira, com nova edição, e a partir daí, sucederam-se as edições nacionais e em idiomas estrangeiros. A obra teve também adaptações para o rádio, teatro e cinema. Documento sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador, Jorge Amado a descreve em páginas carregadas de beleza, dramaticidade e lirismo.O que diz o autor…
“Eu continuo firmemente pensando em modificar o mundo e acho que a literatura tem uma grande importância.” Jorge Amado – JORNAL DA TARDE, 16/01/1988

A obra:


Os Capitães da Areia são um grupo de meninos de rua. O livro é dividido em três partes. Antes delas, no entanto, via uma seqüência de pseudo-reportagens, explica-se que os Capitães da Areia são um grupo de menores abandonados e marginalizados, que aterrorizam Salvador. Os únicos que se relacionam com eles são Padre José Pedro e uma mãe-de-santo. O Reformatório é um antro de crueldades, e a polícia os caçam como os adultos antes do tempo que são. A primeira parte em si, "Sob a lua, num velho trapiche abandonado" conta algumas histórias quase independentes sobre alguns dos principais Capitães da Areia (o grupo chegava a quase cem, morando num trapiche abandonado, mas tinha líderes).

Pedro Bala, o líder, de longos cabelos loiros e uma cicatriz no rosto, uma espécie de pai para os garotos, mesmo sendo tão jovem quanto os outros, e depois descobre ser filho de um líder sindical morto durante uma greve; Volta Seca...


Voce sabia que…

… Capitães da Areia é o livro mais vendido de Jorge Amado?

… Capitães da Areia está a ser adaptado ao cinema, com realização de Cecília Amado, neta do escritor?

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Para 19 de abril - impreterivelmente!



Tarefa de literatura Nonos anos


Pesquisar e criar um texto sobre :

O SINCRETISMO RELIGIOSO.


NÃO COPIEM UNS DOS OUTROS ,
NEM DE SITES PESQUISADOS.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Se eu fosse você...




...leria com muita calma e atenção os contos integrais de Mário de Andrade :

Vestida de preto e
O Peru de Natal.

sábado, 3 de abril de 2010